quarta-feira, 23 de julho de 2008

DICIONÁRIO DE MODA

Abotoamento Duplo:Uma sobreposição de tecidos com abotoamento interno e externo. Muito comum em blazers, casacos e sobretudos.
Bolsos cargo ou utilitário:Bolso quadrado, normalmente usado nas laterais de calças e bermudas masculinas.
Bolso Embutido:Bolso costurado por dentro da roupa, por fora vê-se apenas uma abertura.
Bolso canguru:Usados em moletons e agasalhos esportivos, tem este nome pois lembra a bolsa onde os cangurus carregam seus bebês.
Bolso Faca:Bolso diagonalmente embutido, comum em calças.
Capuz:Cobertura para a cabeça, normalmente costurada em capas, casacos, etc.
Cavalo:Gancho, recorte de calças que vai do umbigo e desce reto até o meio das pernas.
Corte Enviesado:Corte contra o fio do tecido que resulta num caimento suave, drapejado. Vestidos com corte enviesado foram usados nas décadas de 20 e 30.
Decote:Abertura na parte superior de uma peça do vestuário por onde passa a cabeça. Existem muitos tipos de decotes.
Drapeado:Franzido, apanhado de maneira que forme ondulações enrugando a fazenda.
Evasé:Tipo de corte normalmente de saia, onde esta apresenta-se um pouco mais ampla na parte inferior (no término da saia).
Fenda:1. Abertura estreita em peças do vestuário. 2. Abertura em um paletó ou casaco que lhe dá volume e amplidão. É usado por costureiros desde o século XIX.
Franzido:Drapeado. Tecido enrugado por meio de linhas, para criar volume.
Godé:1. Corte em tecido enviesado proporcionando mais amplitude e um bonito caimento. 2. Pedaço triangular de tecido, mais largo na parte inferior, costurado a uma saia, vestido ou casaco para aumentar a roda. Os godês vêm sendo usado na costura desde o século passado.
Plissado ou Plissé:Accordion pleats. Pregueado fino, estreito e regular criado mediante pences costuradas ou prensadas no tecido de vestidos e saias, geralmente a partir do cós e em direção à bainha. No final do século XIX, o plissê foi usado na confecção de vestidos de baile. Na virada do século, era parte integrante de muitos estilos e tornou-se particularmente popular nas décadas de 20 e 50.
Stylist:É o nome que se dá ao profissional que faz styling .
Viés:Fita em tecido de algodão, seda e outros, cortados na posição de fio enviezado, dando uma certa elasticidade. Encontrado em diversas larguras e tipos de tecidos, são fitas com margens vincadas para facilitar sua colocação nas extremidades da peça, sua finalidade é dar acabamento em golas, decotes, cavas, punhos, barras, etc, podendo ser uma guarnição simples e decorativa.
Zíper:1. Dispositivo de metal ou material plástico costurado nas duas partes de uma abertura que se pode fechar levando-se um puxador que encaixa os dentes de cada lado do zipper. 2. Tipo de fecho aplicado em algumas aberturas de uma peça. O ziper é composto de dois tipos de material, tecido e metal ou tecido e nylon. São fabricados em vários tamanhos e larguras. Sua aplicação na costura pode ser como aviamento de complemento ou decorativo

Nenhum comentário: